ABAS

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Saudoso Sebastião Chicute, orgulho da cultura popular do Maciço de Baturité; se vivo fosse estaria completando 83 anos neste dia 24 de Abril

Resultado de imagem para sebastião chicute


SEBASTIÃO ALVES LOURENÇO
Dedicou a vida à mestrança das brincadeiras de reisado e aos versos de cordel. Com muito esforço, sem apoio oficial, sempre procurou manter viva as tradições de sua arte. Era conhecido também como "Sebastião Chicute".

Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Cultura, Esporte e Turismo do Município de Capistrano tem a grata satisfação de neste Mês de Abril comemorar o nascimento de Sebastião Alves Lourenço (In Merorian), MESTRE SEBASTIÃO CHICUTE, patrimônio cultural de Capistrano e de todo o Ceará. O Mestre Sebastião foi reconhecido oficialmente em 2006 como Mestre da Cultura Popular Tradicional do Ceará. O notável poeta popular destacou-se pelas atividades do reisado, dos dramas, dos pastoris, do repente e da literatura de cordel, compondo e imprimindo seus próprios folhetos. Trafegando entre tantas linguagens, deixou um legado abrangente de valiosas contribuições ao campo da cultura no Ceará.
Mestre de reisado durante a maior parte de sua trajetória, Sebastião Chicute participou das diversas edições do Encontro Mestres do Mundo, promovido pela Secult, sempre ao lado de sua esposa, dona Luzia.

Forte abraço a todos,
Alexandre Távora de Oliveira 
Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cultura, Esporte e Turismo do Município de Capistrano-CE.

Nenhum comentário: