ABAS

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Aluna cearense é finalista de olimpíada nacional

Crônica de aluna de Fortaleza é finalista de olimpíada nacional
MARIANA PARENTE/ESPECIAL PARA O POVO

“Eis Iracema, de alma sensível e coração selvagem, a índia dos lábios de mel descritos pela pena alencarina é agora minha Iracema, é agora minha Messejana”. A escultura da personagem de José de Alencar foi tema da produção de Sângella Gomes, 14, aluna da Escola Municipal Demócrito Rocha, na Messejana. O texto é finalista da categoria crônica da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

O concurso de produção de textos é direcionado para alunos de escolas públicas de todo o País. Este ano, a olimpíada recebeu mais de 170 mil inscrições de todos os estados. A final, que ocorrerá de 12 à 14 de dezembro, em Brasília, premiará os cinco melhores textos entre os 38 finalistas de cada uma das quatro categorias: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.

Alunos e professores orientadores viajaram para as etapas semifinais de cada categoria realizadas em diferentes estados do Brasil. Sângella teve a oportunidade de sair pela primeira vez do Ceará para participar da semifinal em Porto Alegre. Na ocasião, ela participou de oficinas e palestras sobre gêneros textuais com estudantes de todo o País.

A olimpíada é realizada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). (Ana Rute Ramires/Especial para O POVO)

Nenhum comentário: