ABAS

quinta-feira, 14 de abril de 2016

A tática de terra arrasada foi uma estratégia utilizada pela Rússia em conflitos contra potências europeias como a França de Napoleão e a Alemanha Nazista. Consiste basicamente na retirada civil e militar do território em conflito, destruindo tudo o que existe para que a tropa inimiga que adentra o território encontre um ambiente hostil.


Em Junho de 1942, o exército alemão tenta invadir a URSS. O então presidente, Josef Stalin, decidiu usar a tática da "terra arrasada", enquanto a população ia se afastando da fronteira, indo em direção a capital, foram também queimando colheitas. Assim, o exército alemão passou fome e frio (pois o inverno lá é muito rigoroso). Quando chegaram na capital Moscou, o exército já estava fraco, e muitos já tinham morrido, então voltaram, passando pelos mesmos problemas, e enfraqueceram mais ainda.


No dia 6 de Junho de 1944, as tropas dos aliados invadiram a França (que desde 1940 estava sob domínio alemão), para retiraras tropas alemãs. Esse dia ficou conhecido como Dia D, mas as tropas só foram retiradas no dia 25 de Agosto . Após a bem-sucedida invasão do exército vermelho (os aliados), a Alemanha em 8 de Março de 1945 se rendeu. Mas, não acabou por ai. A guerra continuava no Pacífico com EUA e Japão. Só acabou, quando os EUA lançaram as bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Nenhum comentário: