ABAS

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Ano novo e vida velha?

Todos os anos, geralmente em dezembro as pessoas começam a fazer as promessas para o ano seguinte:
- Emagrecer,

- Fazer novos cursos,
- Resolver mal entendidos,
- Melhorar esta ou aquela situação,

Porém após a passagem de ano, começam o ano novo com a mesma correria do ano anterior e entregam-se, muitas vezes sem saber, à rotina estafante do dia-a-dia, tendo em mente as promessas da passagem de ano, mas nenhum plano ou condição de realmente dar a volta por cima e tomar o controle da situação entrando num círculo vicioso.
O que acontece efetivamente é que estas pessoas tiveram apenas o desejo, sem nenhum planejamento, ação ou monitoramento posterior.
Desejo sem ação é ilusão, pois nunca se concretizará e poderá em alguns casos gerar desconfortos ou insatisfações pessoais e/ou profissionais.
Mais do que querer as pessoas devem aprender a querer de maneira consciente e ter a orientação para realizar aos poucos os que buscam e quando se derem conta estarão, na medida do possível, mais próximos de concluir seus objetivos pessoais e profissionais.
Tão importante quanto o futuro ou os planos para o futuro é o que fazemos no presente, pois o passado e o futuro são frutos do presente.
John Lenon já disse uma vez que: "A vida é o que acontece enquanto fazemos planos!".
È importante planejar, mas também viver o dia-a-dia e conciliar ambas as atividades de maneira razoável.
Seguem abaixo algumas sugestões, que devem ser adaptadas para a sua realidade para lhe auxiliar a efetuar um planejamento simples e conciliável com o ritmo do dia-a-dia:
- Escreva: sempre que escrevemos algo, temos a chance de ordenar os pensamentos e desejos de maneira objetiva.

Compre um caderno que pode ser sua "lista de desejos" e quando tiver tempo, dedique 10 a 15 minutos para ler e reler o que já escreveu e conhecer melhor os desejos, motivações e claro as frustrações que fazem parte da vida.

- Olhe os dois extremos: procure listar em uma página seus sonhos mais elevados e na outra tudo o que pode ser feito de maneira realista, pois ai terá as coordenadas entre a realidade e o desejo e poderá traçar um rumo para suprir os espaços que precisa para a plena realização.
- Vida pessoal x vida profissional: reveja e planeje estes dois aspectos da vida, que geralmente se complementam, pois o equilíbrio entre ambos é importante para a felicidade plena.
- Sinceridade: tenha a sinceridade consigo mesmo neste momento para não colocar objetivos que não pode atingir ou ignorar defeitos ou problemas que precisam ser superados (se você não pode ser sincero consigo mesmo, quem poderá?).
- Planeje: após ter escrito os pensamentos e desejos, tendo em perspectiva os dois extremos de possibilidades, ponderando a vida pessoal e profissional com sinceridade, estabeleça um plano para atingir no curto, médio e longo prazo os objetivos e desejos para que o ano novo seja realmente novo.
- Monitore e corrija: mais do que planejar, precisamos monitorar em bases mensais e efetuar correções de rota ao longo do tempo, pois os planos precisam der dinâmicos como a vida.
Espero que estas sugestões sejam úteis para que seu Ano novo também tenha uma vida nova.
Boa sorte e sucesso.

Por José Luis Amâncio

Nenhum comentário: