ABAS

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Desperdício de alimentos - Como evitar

O desperdício de alimentos é um problema mundial que tem gerado muitos infortúnios.  

Veja a seguir mais informações edicas de como ajudar a evitar o desperdício. 



O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos. Pra vocês terem ideia por ano são jogados no lixo cerca de 26,3 toneladas de alimento. 



Esse é um problema grave, não somente pelo grande número de pessoas que morre de fome todos os anos, mas também prejudica o ambiente, pois a decomposição dos alimentos jogados fora gera gás carbônico, tornando-se a terceira fonte emissora desse gás no mundo. 



Além disso, para a produção agrícola usa-se 70% da água potável disponibilizada para uso humano, gerando também um grande desperdício deste importante recurso natural. 


Este desperdício geralmente é causado por vários fatores, desde erros dos produtores durante a colheita, armazenamento e distribuição, a má administração das pessoas nas compras, adquirindo mais alimentos que o necessário, e também por preferirem frutas, legumes e verduras mais bonitos, desvalorizando os que tem algum defeito. 

Basta vermos quantos alimentos são desperdiçados ao final de uma feira, em supermercados e até mesmo em nossa própria casa. 

E isso não acontece somente no Brasil, mas também em países desenvolvidos como o Estados Unidos e países pobres. No caso dos países pobres o problema acontece durante a produção, por falta de tecnologia, gerando dificuldade no armazenamento e transporte. 

Já nos países desenvolvidos o problema é diretamente com o consumidor que como dissemos anteriormente compra mais do que necessita. 

Ao desperdiçar alimentos, não estamos somente descartando-os, mas também outros recursos como água, terra, energia, força de trabalho e dinheiro. 

Além disso, com o aumento da população mundial, outros problemas gerados pelo desperdício de alimentos surgem, como a devastação de florestas e áreas naturais, dando lugar a mais produções agrícolas e de pastagem, sem necessidade, provocando a perda dos recursos naturais e a morte de plantas e animais que ali viviam. 

Em contrapartida cerca de 800 milhões de pessoas estão passando fome no mundo. Se a perda de alimentos fosse solucionada, os alimentos desperdiçados poderiam sanar a fome de todos. 

http://www.jualfiquepordentrodetudo.com/

Nenhum comentário: