ABAS

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cid x Eunício: Tensão marca disputa por vagas em ministério


As especulações sobre a reforma ministerial para o segundo governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que vem sendo o assunto mais debatido nos bastidores políticos, vêm ganhando cada vez mais a atenção dos cearenses. Com o nome do governador Cid Gomes (Pros) cotado para o Ministério da Educação e do senador Eunício Oliveira, seu maior adversário político no Estado, para a Integração Nacional, os burburinhos em torno das desavenças entre os dois aumentam e até ganham espaço na imprensa nacional.
Dando o que falar
Na quinta-feira (11), circulou pela imprensa a notícia de que Cid teria recusado o Ministério da Educação para evitar que Eunício se torne titular da Integração Nacional. A informação publicada no blog Radar On-line, hospedado no portal da revista Veja, foi rapidamente compartilhada entre os que acompanham a política do Ceará.
Segundo o relato, tanto Cid quanto seu irmão, Ciro Gomes (Pros), estariam tentando acumular as duas pastas, mas estariam dispostos a abrir mão do Ministério da Educação para evitar que Eunício ficasse na Integração.
“Ô mentira”
Após a repercussão, o próprio Cid Gomes compartilhou a publicação através de sua conta no Facebook aproveitando para desmentir a notícia. Cid limitou-se a publicar a postagem do blog e, em outro post, escreveu “ô mentira”, sendo direto e objetivo.
Fiel
Vale ressaltar que atualmente o Ministério da Integração tem como titular Francisco Teixeira, nome indicado por Cid, ainda em 2013, após Dilma Rousseff (PT) agraciar os irmãos Ferreira Gomes com uma pasta do seu governo, após ambos deixarem o PSB em direção ao então recém-criado Pros. A saída dos Ferreira Gomes do PSB foi uma prova de fidelidade a Dilma, já que a legenda estava lançando o nome de Eduardo Campos para concorrer à presidência do País.
Educação
Na semana passada, Cid teria recusado o convite da presidente Dilma para assumir o Ministério da Educação por estar decidido a passar um ano em Washington, nos Estados Unidos, onde assumirá cargo em uma consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
No entanto a recusa teria causado um “desconforto” com a presidente, já que Cid teria sido escolhido para a pasta devido ao seu desempenho na área da educação no Ceará. Já segundo o Radar On-line, Dilma teria mandado Cid escolher entre a Integração e a Educação, com isso o governador preferiu manter seu “afilhado” na Integração e recusado o convite para assumir a Educação.
Eunício na Integração
Desde a semana passada, o nome de Eunício Oliveira vem sendo discutido dentro do PMDB para ser indicado ao Ministério da Integração. A pasta é um desejo antigo da legenda, que foi frustrado ao ser entregue aos irmãos Ferreira Gomes.
No entanto, em entrevista na última segunda-feira (8), Eunício descartou a possível ida para o comando da Integração, para almejar a Presidência do Senado. Eunício afirmou que não está em seus planos assumir a pasta. “Eu não fui convidado para ser ministro e nem estou pleiteando para ser ministro. O meu projeto nesse momento politico é me manter como líder do PMDB no Senado e suceder o senador Renan (Calheiros). Por outro lado me sinto lisonjeado de saber que meu partido em conversas internas, sem a minha presença, tirou uma decisão favorável ao meu nome para essa posição”, declarou.

Ciro no ministério
Segundo o Blog do Camarotti, hospedado no portal G1, o PMDB teria vetado a presença de Ciro Gomes no ministério da Integração Nacional. O nome de Ciro passou a ser cogitado diante a insistência de Cid em passar temporada nos Estados Unidos. Entretanto, segundo a imprensa que cobre Brasília, com o veto a Ciro, Cid passou a cogitar a possibilidade de compor a equipe de ministros, mas não na Educação e sim na Integração.
E por aí vai…
Sem declarações oficiais sobre o assunto, os bastidores abrem espaço para toda sorte de especulações que devem seguir a até que Dilma divulgue os nomes de seu ministério para o próximo governo.
Com informações dos portais Política com K e OE

Nenhum comentário: