ABAS

terça-feira, 15 de abril de 2014

Prefeito de Município cearense é denunciado por desvio de verba federal


O prefeito de Farias Brito, José Vandevelder Freitas Francelino, foi denunciado pelo Ministério Público (MP) Federal ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) por desvio de recursos públicos federais. A ação também denuncia os engenheiros Luiz Humberto Leal, Mauro Sérgio Ferreira Façanha e José Roberto de Queiroga Gomes.
Segundo informações do MP Federal, em 2008, o ex-prefeito José Maria Gomes Pereira firmou um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e recebeu repasse de R$ 200 mil reais para a construção de um sistema de abastecimento de água. O contrato e seu primeiro aditivo foram firmados por José Maria, mas outros cinco aditivos foram assinados pelo atual prefeito, José Vandevelder.
Em 2011, a Controladoria Geral da União (CGU) realizou inspeção no município e apontou irregularidades na execução do convênio, como pagamentos por serviços não realizados e materiais não entregues. Apesar das irregularidades, explica o Ministério Público Federal, os engenheiros atestaram que os serviços executados correspondiam ao previsto no projeto.
Luiz Humberto e Mauro Sérgio são acusados de falsidade ideológica, enquanto o prefeito José Vandevelder e o engenheiro José Roberto foram denunciados por desvio e uso indevido de verbas públicas.
Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário: