ABAS

terça-feira, 18 de março de 2014

PROMESSAS - Visita de Dilma é questionada por parlamentares


A primeira visita do ano da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará, na próxima quarta-feira, desde a semana passada vem gerando discussão no Legislativo Estadual, visto que alguns deputados estão descrentes com as promessas feitas pela chefe do Poder Executivo. A petista virá ao Estado, mais uma vez, para entregar 172 máquinas agrícolas para 142 municípios, além da liberação de R$ 200 milhões para cisternas, sistemas de abastecimento, módulos sanitários e kits de irrigação.
Parlamentares da Casa Legislativa estadual, principalmente, aqueles que fizeram parte da comissão Especial da Seca, lamentam que os investimentos feitos pelo Governo Federal não surtiram o efeito esperado pela população, que ainda sofre com a estiagem no Interior. "A visita da presidente é sempre boa, mas é bom que ela não fique só nas promessas", disparou a deputada Fernanda Pessoa (PR). Segundo ela, muito ainda precisa ser feito, como os repasses de mais verbas para construção de poços profundos e a distribuição do milho que veio em quantidades aquém do necessário.
"Nós estamos cansados de tantas promessas. Cada dia a situação está pior. Os agropecuaristas estão sofrendo demais com o preço abusivo do milho. Ficaram de fazer uma nova portaria para ter a distribuição de milho para o Ceará, mas não foi feito", reclamou. A republicana disse ainda que a burocracia tem prejudicado a vida do agricultor, pois poços profundos não têm sido construídos e as máquinas perfuratrizes não são suficientes para sanar os problemas com a seca.
Estocados
João Jaime (DEM), que presidiu a comissão Especial da seca ano passado, disse que Dilma Rousseff vem ao Ceará apenas com interesse eleitoreiro. Ele denunciou que há mais de 30 dias estão estocados no pátio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) cerca de 50 carros-pipa esperando apenas a visita da presidente para fazer a distribuição. "Ou seja, se as pessoas precisam de carro-pipa era para logo que chegassem terem entregue às prefeituras para que elas pudessem distribuir água para as pessoas", reclamou.
O parlamentar afirmou ainda que os projetos que deverão ser lembrados por Dilma durante o evento já foram lançados outra vezes e que a gestora não traz nada de novo para o Estado. Ele voltou a defender a aquisição de mais máquinas perfuratrizes para fazerem adutoras. "Ela vem aproveitar a data de São José e quer marcar presença fazendo um carnaval e política", disse. O parlamentar também afirmou que o Governo do Estado precisa se posicionar quanto a uma campanha do uso consciente de água pela população e destacou que alguns municípios, como Canindé irão enfrentar sérios problemas de abastecimento em suas sedes.
Welington Landim (PROS), chegou a dizer que a visita da chefe do Poder Executivo nacional é importante, visto que ela irá acompanhar a situação do Estado de perto. No entanto reclamou que muito do que foi prometido não foi feito, o que vem prejudicando a situação de muitos municípios.
Atraso
Segundo ele, é necessário que se regularize os pagamentos dos trabalhadores das intervenções que estão em andamento. O parlamentar disse ainda que a Transposição de Águas do Rio São Francisco, no Ceará está com atraso de mais de quatro anos afirmando também que não acredita que ela seja concluída até o ano que vem.
"Essa obra era para ter sido entregue há quatro anos. Só tem 10% concluída, e se a presidente Dilma não ganhar a eleição demorará mais uns três anos para ser concluída", disse, ressaltando que a visita de Dilma não possibilitará sequer um diálogo com os parlamentares da Casa Legislativa para debater o tema da seca. Landim reclamou da quantidade de poços profundos, que é insuficiente, além das máquinas perfuratrizes prometidas para órgãos do Governo do Estado que não foram entregues.
A líder do PT na AL, deputada Rachel Marques (PT), afirmou que todas as vistas feitas por Dilma Rousseff são significativas, pois demonstram a importância que o Estado tem na agenda da petista, possibilitando a vinda de recursos para o Ceará. "Os investimentos do Governo Federal no Ceará são grandiosos. As críticas são próprias de quem faz a oposição, mas não correspondem à realidade porque o Ceará tem recebido grandes investimentos e o governador Cid Gomes reconhece isso", disse ela.
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: